sábado, 12 de junho de 2010

Aprendendo com as Ações

DEFININDO UM HOMEM DE VERDADE

Um dia estive pensando nas adversidades da vida. E percebi que não era só eu que passava por tantas aflições na caminhada. E que de todos os problemas poderia tirar uma enorme lição. E que todos os problemas poderiam ser resolvidos, uns levavam segundos, outros anos. Devemos estar em constante oração para descobrirmos qual é a vontade de Deus e para desenvolvermos o nosso caráter e a nossa moral, pois o mundo se esqueceu dos princípios básicos. Tornou-se raro ajudar os outros, tornou-se raro ter caráter.

Um dia desses recebi um e-mail de uma jovem da igreja que fez-me refletir sobre o homem de verdade. Ela dizia que o homem de verdade é aquele gentil, cortês, agradável, educado, encantador ela diria. Aprendi muito com esse e-mail, fazendo assim uma análise de mim mesmo, para que a cada dia pudesse melhorar nesses fatores.

O homem deve ser amável e prestativo. E deve estar presente em todos os momentos que alguém necessite ser ouvido ou de um ombro pra chorar. Um homem de verdade é aquele que dá o melhor de si, não por honra ou interesse. Mas pela satisfação de fazer você feliz. É aquele que independente das circunstâncias, está sempre ao seu lado, seja no sol ou na chuva, no oceano ou no deserto, sempre te faz sorrir e ver a vida pelo melhor ângulo. Muitos tentam lhe tratar com indiferença ou desprezo mas o homem de verdade é aquele que não abandonou os bons costumes, e lhe trata com educação, gentileza e respeito.

A cada dia a sociedade pode melhorar em um aspecto, talvez um dia todos possam ser dignos de receber esta medalha. Mas primeiramente devem perceber que o difícil não é ser amado, é saber como amar. Não é saber se expressar, mas saber ouvir.

Amar vai além de expressar ou compreender. É descobrir dentro do coração do outro o segredo pra sua própria felicidade. Ouvir é ter paciência a ponto de entender os problemas de quem está do seu lado e poder achar a solução.

O mundo cresce não pelas grandes obras, mas pelas pequenas ações. O dia de hoje fará diferença amanhã, por isso seja sincero consigo e com os outros, ame os outros como você ama a si mesmo. Muitos lhe criticarão dizendo que isso não levará a lugar algum. Mas como seu filho terá caráter se você não teve. Como ele será bom se você não foi. Sempre terá alguém dizendo que você não consegue, dizendo que isso é coisa do passado. Mas não olhe pra isso, não viva o sonho dos outros, mas seja você mesmo. Seja original, não um Plágio.

Sua história e seu caráter é você que faz. Não pense que o mundo deve ser mudado, pois se você preservar estas bases automaticamente o mundo mudará. Não queira ver a diferença, seja a diferença.

As mais belas qualidades podem se tornam inúteis se não estiverem sustentadas pela força do seu caráter. Fortaleça o seu caráter agindo naturalmente. Se ver que alguém está caindo, estenda a sua mão. Se ver que alguém precisa de um auxilio, ajude. Caráter não é o que você faz na presença dos outros, mas quem você realmente é independente da situação. Não se nasce com ele, se adquire com o tempo. Não é comprado, é conquistado. Você pode tê-lo ou não. A maior beleza não está unicamente em possuí-lo mas em poder vivenciá-lo. O mundo não precisa de algo novo, ele precisa de você.

O homem de verdade é aquele que conquista as pessoas pela sua índole. Ele pode compreender com um simples olhar, pode aconselhar com uma palavra e é o único capaz de amar verdadeiramente quando tudo parece estar perdido ou sem saída. Muitas vezes não é percebido, mas pode ser reconhecido em qualquer lugar, não por detalhes externos, mas por sua singeleza de coração.

Não se pareça com um. Procure ser um.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário